quinta-feira, janeiro 22, 2009

MATÉMATICA

TEMA:TEOREMA DE PITÁGORAS

ORIGEM:WIKIPÉDIA A ENCICLOPÉDIA LIVRE

GEOGRAFIA

GEOGRAFIA

TEMA:CAATINGA

CAATINGA DO NORDESTE :OCUPAM 11% DA SUPERFICIE DO BRASIL (1 MILHÃO DE QUILÔMETROS QUADRADOS).EXISTEM NOS ESTADOS DO MARANHÃO , PIAUÍ, CEARÁ,RIO GRANDE DO NORTE,PARAIBA,PERNAMBUCO,SERGIPE,ALAGOAS
E BAHIA.
A VEGETAÇÃO DA CAATINGA SE CARACTERIZA POR TER FOLHAS APENAS NOS TRÊS OU QUATRO MESES DE INVERNO QUE E A ESTAÇÃO DA CHUVAS.FALA-SE,PORTANTO,EM VEGETAÇÃO CADUCIFÓLIA.AS TEMPERATURAS SÃO ELEVADAS E É BAIXA A UMIDADE RELATIVA DO AR.AS PRECIPITAÇÕES FICAM EM TORNO DE 25 A 50cm POR ANO PODENDO OCORRE DE MANEIRA BASTANTE IRREGULAR. A ESTAÇÕES DA SECAS PROLONGA-SE POR MAIS DE 7 MESES POR ANO.OS RIOS EM GERAL SECAM NO VERÃO,A NÃO SER O SÃO FRANCISCO,QUE E PERENE.AS PLANTAS DA CAATINGA POSSUEM VARIAS ADAPTAÇÕES QUE LHES PERMITEM SOBREVIVER NA ESTAÇÃO SECA.AS FOLHAS SÃO EM GERAL REDUZIDAS, COMO NO CASO DAS CACTÁCEAS,EM QUE ELAS SE TRANSFORMAM EM ESPINHOS,E O MECANISMO DE ABERTURA E O FECHAMENTO DOS ESTÔMATOS E BEM RÁPIDO ALÉM DISSO,O FATO DE AS FOLHAS CAIREM NA ESTACÃO SECA
REPRESENTA UM MODO EFICIENTE DE REDUZIR A TRANSPIRAÇÃO.ALGUMAS BOMBACÁCIAS,COMO AS BARRIGUDAS,ÁRVORES DE GRANDE PORTE,TEM UM CAULE RICO EM AGUA.SÃO AINDA CARÁCTERISTICAS DA VEGETACÃO DAS CAATINGAS AS CACTÁCEAS,COMO O MANDACARU.

ABERTURA


VEJA UM POUCO DO QUE CONHECEMOS DA UFC
EQUIPE1:
GREICIANY FERREIRA LIMA N° 40
MARIANA SOUSA N° 41
SIMONE SILVA Nº37
JÉSSICA LOREN N° 18
KARLA BORGES N º24


MATERIAS:
FÍSICA - EXPERIÊNCIA;
HISTÓRIA-UM POUCO SOBRE A UFC;
GEOGRAFIA-CAATINGA;
QUIMICA - EXPERIÊNCIA DA TRAIÇÃO;
E MUITO MAIS...

HISTÓRIA DA UFC

A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública. Foi criada pela Lei 2.373, de dezembro de 1954 e instalada numa sessão no dia 25 de junho de 1955. Originalmente foi constituída pela união da Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia.
A UFC chega hoje com praticamente todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi, onde reunem-se quatro centros (Ciências, Ciências Agrárias, Humanidades e Tecnologia) e cinco faculdades (Direito; Educação; Economia, Administração, Atuária e Contabilidade; Farmácia, Odontologia e Enfermagem; e Medicina).
Sediada em Fortaleza, Capital do Estado, a UFC é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.

ALGUNS CIENTISTAS

  • Antonie Laurent de Lavoisier

Quimico francês que nasceu em 1743 e morreu em 1794. É o fundador da Química moderna. Nasce em Paris e estuda Matemática, Astronomia, Quimica, Física, Botânica e Geologia. Aos 23 anos, é premiado pela Academia de Ciências da França por seu Relatório sobre o melhor Sistema de Iluminação de Paris. Em 1768, ingressa na Academia e trabalha também como coletor de impostos e inspetor geral das pólvoras e salitres. De 1785 a 1787, participa da comissão de agricultura governamental. Apresenta no Tratado Elementar de Quimica(1789) os fundamentos da nova nomenclatura, criada com o quimico Berthollet a partir do conceito de elemento quimico. Com a Revolução Francesa, elege-se deputado suplente dos Estados Gerais. Em 1790, participa da comissão de estudos sobre o novo sistema de medidas, o sistema métrico, e no ano seguinte, torna-se secretário do tesouro francês. É preso em 1793, durante o chamado "período do terror", em que a Convenção persegue os coletores de impostos e fecha as academias de ciências, consideradas reacionárias. Condenado por sua defesa da pesquisa científica e suas atividades administrativas, morre guilhotinado no ano seguinte.

  • Albert Sabin

Médico e microbiologista polonês naturalizado norte-americano, nasceu em 1906 e morreu em 1993. É o descobridor da vacina contra a poliomielite. Nasce na Polônia e, aos 15 anos, emigra com a família para os Estados Unidos. Forma-se em Medicina em 1931 e começa a estudar a poliomielite. Durante a 2ª Guerra Mundial desenvolve vacinas contra a dengue e a encefalite japonesa. Em 1954, testa em si mesmo a primeira vacina, oral, com vírus vivo e atenuado, contra a poliomielite. A vacina é aprovada para uso nos Estados Unidos em 1960 e adotada em todo o mundo.

GEOGRAFIA - CAATINGA




A caatinga (caa=mata + tinga=clara) é a vegetação típica das regiões de clima semi-árido do sertão nordestino. Formada de vegetais tropófilos, perfeitamente adaptados aos baixos índices pluviométricos daquela região, a caatinga apresenta dois aspectos totalmente diferentes: nas secas seus vegetais perdem as folhas, as gramíneas desaparecem, dando lugar a um solo pedregoso, e os troncos das árvores perdem suas cascas, adquirindo uma cor acinzentada: com as primeiras chuvas, a vegetação torna a cobrir-se de folhas e as gramíneas ressurgem, dando á caatinga um aspecto surpreendentemente verde.


fontes de pesquisa

Quimica: projeto didático de pesquisa

Física: Livro Aurelio Gonçalves filho e Carlos Toscano.
Editora:Scipione
Autores:Airton e Sariego

Outros: Almanaque Abril 97

quarta-feira, janeiro 21, 2009

biologia











objetivo:relatar o que vimos e aprendemos no laborátorio de biologia.

exemplos:
molucos
equinodermos
crustáceos
mamiferos
insetos
aracnideos
algas

* moluscos: o corpo desses animais e mole e dividido em cabeça,pé muscular,massa visseral (onde se encontram os orgãos)e manto, que reveste a massa visceral e secreta geralmente,uma concha calcária que tem a função de protegê
-los e fornece-lhes sustentação.
de ampla distribuição,ocupam ambientes aquáticos(marinhos e água doce)e terrestres.exemplos:lulas,polvo,lesmas
são animais triblásticos e celomados.

*equinodermos:são animais exclusivamente marinhos ;apresentam espinhos na pele,esqueleto interno de natureza calcária,simetrica radical;são alomados,deuterostômios ou seja,o blastóporo origina o ânus,a boca tem uma origem secundária.

*crustáceos:o corpo dos crústacéos é composto por um cefalotórax(fusão da cabeça com o toráx)impregnado de sais de cálcio,onde se encontra os principais aprendices articulos,aos pares.a maioria e áquatica de água salobra ou doce ( camarões,siri e carangueijos)
os crustáceos crescem realizando a troca do exoesqueleto por outro maior.assim,caracteriza-se um período de muda , há também o período depois muda e periodo de intermuda.

*mamiferos:
caracterizam-se por apresentar o corpo coberto de pêlos;tem glândulas mamárias ,secretas de leite possuem ainda outras numerosas glândulas.





HISTÓRIA

*SECRETARIA DA FAZENDA

CONSTRUIDA NO SÉCULO XVIII QUANDO
O CEARÁ ESTAVA SUBORDINADO Á CAPITANIA
DE PERNAMBUCO EM 24 DE JANEIRO DE 1799
O CEARÁ TORNOU-SE INDEPENDENTE
AV.PESSOA
ANTA/AV-ALBERTO NEMPOMUCENO.


*CAIXA ECONOMICA FEDERAL

REFORMADO EM 1977
EM 1982 UM INCEDIU
DESTRUIU A PARTE INTERNA
DO EDIFICIO.


*P
ALACETE CEARÁ

INAUGURADO EM 19/4 A PARTIR
DE PROJETO DO ENG JOÃO SABOIA
BABOSA VENDIDO EM 1947.



GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE DO CEARÁ



MUSEU DE ARTE DA UFC




PREDIO DA ARQUITETURA




*CAMPOS DO BENFICA
FAMILIA GENTIL
PERTENCE A UNIVERSIDADE
DO CEARA .

Fotos

















































FISICA

Experiência mostrada no laboratório de física




  • Objetivo da experiência:Tentar desencaixar os dois pedaços de madeira e mostrar como a força centrípeta atua na física.


  • Material utilizado:dois pedaços de madeira de aproximadamente 15cm, entrelaçados.Dois pinos de ferro servindo de encaixe formando tipo uma cruz com os dois pedaços de madeira.


  • Procedimento:Pegue a cruz de madeira e tente desencaixar. Você verá que não será tão fácil até então;para conseguir separar você terá que colocar sobre alguma superficie plana e rodopiar o objeto.


  • Conclusão:Essa esperiência demostra a atuação da força centrípeta quando um corpo executa uma trajetória curva,surge uma força cuja direção é a reta que passa pelo ponto da trajetória em que está o corpo e pelo centro da curva dessa trajetória. Essa força tem sentido dirigido para o centro da curva e recebe o nome de força centrípeta.Quando a força centrípeta deixa de existir, o corpo passa a ter uma trajetória reta e sai pela tangente.Foi isso que aconteceu com a cruz de madeira houve a eliminação da força de atrito quando ela "rodopiou" a cruz dobre a mesa, que nesse caso atuou como a força centrípeta.


terça-feira, janeiro 20, 2009

Cultura britânica

O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.
O Objetivo das Casas de Cultura é difundir os valores culturais dos países a que cada uma das Casas se refere junto à comunidade e ainda servir de Colégio de Aplicação para os alunos de Prática de ensino dos cursos de graduação em Letras, em colaboração com o Departamento de Letras Estrangeiras.

Quimica - Experiência da traição




Conclusão: Ocorreu um sistema homogêneo. Ocorreu uma mistura de soluções monofásicas e de substâncias como o líquido com sólido. O processo de separação utilizado nessa experiência foi a decantação feita através de centrifugação.

Procedimento: Pegue um tubo de ensaio, coloque água e misture com sal. Você poderá notar que se transformará em uma mistura homogênea. Em seguida adicione o álcool e então a água se misturará com o álcool, separando-se do sal. Agora a mistura homogênea será com o álcool.
(água + sal) > Adiciona o álcool > (água separa-se do sal) = (água + álcool)

Material utilizado: 2 tubos de ensaio (um com água e sal; outro com álcool).
Objetivo: Realizar a separação dos componentes de algumas misturas.




MATERIAIS ENCONTRADOS NA TERRA:


  • Mica - se encontra na natureza em camadas ou folhas. É um material utilizado como isolante de eletricidade em certos aparelhos elétricos, como no ferro de engomar.

  • Talco - é um dos minerais mais brancos, além de ser bastante mole. O pó de talco que conhecemos é feito desse mineral; a pedra-sabão é um talco compacto.

  • Quartzo - é um dos minerais mais abundantes na crosta, podendo apresentar-se isolado ou formando agregados cristalinos.